top of page

Engenheira Rejane S. Berezovsky aponta as falhas mais comuns em impermeabilização

Ex-diretora do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), Rejane Saute Berezovsky mostra em entrevista à jornalista Rosali Figueiredo os diferentes sistemas de impermeabilização existentes no mercado, suas aplicações mais adequadas e os erros mais comuns cometidas pelos condomínios. Confira.

Direcional Condomínios - De forma geral, temos visto a impermeabilização por manta ser aplicada sobre as superfícies e a solução em gel para colunas. Esta divisão estaria certa? Rejane S. Berezovsky - Não está correta. Existem vários sistemas de impermeabilização e dentro de cada sistema um produto específico para cada uso, ou seja:

Sistema 1: Membranas flexíveis moldadas “in loco” (emulsões asfálticas, soluções asfálticas, emulsões acrílicas, asfalto oxidado, elastômeros em solução e outros); Sistema 2: Mantas flexíveis pré fabricadas (Manta asfáltica, manta elastomérica, manta polimérica dentre outras). Sistema 3: Resina polimérica Sistema 4: Injeção de gel Sistema 5: Membranas rígidas moldadas “in loco” (argamassa rígida, cristalização, dentre outros).

Entre as situações mais comuns de infiltração, temos visto: a) Do jardim ou da piscina para o subsolo, em geral, transparecendo a partir do teto da garagem ou pilares/paredes; e, b) Nas coberturas.

Direcional Condomínios - Seriam esses realmente os casos mais comuns? E o uso das mantas seria inevitável nessas situações? Rejane S. Berezovsky - Pode-se dizer que são os mais comuns, porém o rompimento da impermeabilização das juntas de dilatação é causa de infiltração, além de cortinas de concreto. O tratamento da superfície é inevitável, porém o sistema a ser adotado dependerá das características construtivas do local.

Direcional Condomínios - Quando o uso da técnica de injeção se torna uma solução melhor que o das mantas? Rejane S. Berezovsky - A técnica de injeção é para uso mais pontual, em áreas bem definidas.

Direcional Condomínios - Em relação às mantas, você disse que há vários tipos e espessuras (como, por exemplo, jardineiras requerem um tipo, coberturas outro). Quais as principais e quais os usos mais indicados? Rejane S. Berezovsky - A manta asfáltica pode ser a convencional, a antiraiz e a manta alumínio, cada uma delas com diferentes espessuras, que serão definidas pelo uso e local aplicado.

Direcional Condomínios - E quanto à manutenção? Rejane S. Berezovsky - A manutenção do revestimento existente sobre a manta é um fator de preservação e prolongamento da vida útil da impermeabilização, assim como a preservação da integridade do piso.

Direcional Condomínios - Quais os erros mais comuns se comete na construção e/ou manutenção das edificações nesse quesito impermeabilização? Rejane S. Berezovsky - Podemos citar como “erros” mais comuns:

  • Perfuração do sistema quando da instalação de brinquedos infantis, antenas, gradis, dentre outros;

  • Falta de manutenção do revestimento existente no piso;

  • Escolha inadequada do sistema a ser aplicado;

  • Falha no caimento dos pisos em direção aos ralos;

  • Não aplicação de manta com tela galvanizada no rodapé, dentre outros.

Direcional Condomínios - A dilatação natural das juntas seria uma causa frequente de infiltrações? Como lidar com essa situação? Rejane S. Berezovsky - A junta de dilatação é um ponto a ser considerado, porém o tratamento é considerado comum.

Direcional Condomínios - Outras questões que você considere importante destacar. Rejane S. Berezovsky - A melhor época para se iniciar um processo de impermeabilização é no período posterior às chuvas. Em São Paulo, sugere-se do mês de abril a novembro. É importante ter sempre o acompanhamento de um engenheiro civil, especialista nesse segmento, para que o mesmo possa orientar o tipo de serviço a ser contratado, além de supervisionar o trabalho executado pela empresa contratada pelo condomínio. Cabe lembrar que se existe intenção de realizar alterações no layout do pavimento a ser impermeabilizado, que as mesmas já estejam definidas antes do início dos trabalhos.

Por Rosali Figueiredo


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page